Pr. Charles Santos Mello

Pr. Charles Santos Mello é pastor da Igreja Batista Nova Jerusalém desde 01 de Julho de 2019.
Natural do Rio de Janeiro e casado com Cristiane, o casal tem duas filhas: Susan e Kelly.

Chamada Ministerial:
Quando adolescente, durante a visita de um pastor da Junta de Missões Mundiais à Primeira Igreja Batista de Vila da Penha (RJ), atendeu ao apelo, disponibilizando-se para o serviço do Senhor. Com o passar do tempo, as oportunidades de servir foram surgindo. Foi Presidente da União de Adolescentes e participou de grupos de som, iluminação, informática, corais, quartetos e diretorias da Primeira Igreja Batista no Parque Anchieta (RJ). Participou também de várias viagens missionárias. Já jovem, atuou como Conselheiro da União de Adolescentes.
Todo esse envolvimento trouxe ao Pastor Valmir Claudino a percepção dos dons e talentos do jovem Charles. Após algum tempo, participando do Grupo EMME (Palavra da Vida) como Coordenador da Equipe de Evangelismo, percebeu que o tempo de se entregar totalmente ao serviço do Senhor tinha chegado.
Ao pedir autorização ao Pastor Valmir para ir para o seminário, teve a sua solicitação endossada pelo pastor e pela diretoria da igreja, que reconheceram a necessidade de treinamento e capacitação do futuro pastor para o exercício do ministério que Deus tinha reservado para ele.
Após o término do seminário, foi auxiliar do Pr. Mendes na Primeira Igreja Batista em Atibaia, atuando no ministério de jovens, exercendo a liderança sobre mais de 120 rapazes e moças.
Trabalhando como cooperador do Conselho de Administração e Missões da Convenção Batista do Estado de São Paulo, atuou como missionário de campo na Igreja Batista Memorial em Serra Negra (SP). Graças aos bons resultados obtidos no soerguimento da igreja, foi ordenado a pastor, assumindo o ministério em tempo integral por 15 anos.
Ao assumir o ministério, a igreja tinha 16 membros e não tinha patrimônio, gastando boa parte das suas receitas com o pagamento de aluguel. Ao entregar o ministério em dezembro p.p., deixou a igreja com 96 membros, com um terreno de 3.600 m2 e com um prédio construído de 750 m2. Seu sucessor encontrou uma igreja forte, apegada a Palavra de Deus, acostumada com a exposição das Escrituras e com uma membresia enxuta e absolutamente pastoreável.

Formação Acadêmica:
• Mestrando em Ministérios Eclesiásticos pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida (2014-2019).
• Validação do Curso Teológico pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo com reconhecimento da Universidade de São Paulo (2012-2013).
• Pós-Graduado em Aconselhamento Bíblico pela Faculdade Teológica de Campinas e Southeastern Baptist Theological Seminary (2011-2012).
• Bacharel em Teologia com Ênfase em Ministério Pastoral pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida em Atibaia (1998-2002).
• Formado em Música e Ministério pelo Grupo EMME – Palavra da Vida (1997).

Experiência em Docência:
Professor no Seminário Bíblico Palavra da Vida nas disciplinas de Administração Eclesiástica e Praxis Pastorais.

Contato: pr.charles@ibnjs.org.br